Da Redação |
Manaus tem apenas 58,29% (82 mil) das crianças de um ano de idade a menores de cinco anos imunizadas contra a paralisia infantil.
A informação foi divulgada pela Prefeitura de Manaus na segunda-feira (3). A campanha de vacinação encerrou na sexta-feira (30) e pode ser considerada um fracasso no município.
Segundo os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), a zona Sul é a área da capital com menor percentual (47,61%) de crianças vacinadas contra a paralisia infantil.
A zona Leste é o local onde há mais crianças vacinadas: 69,42%.
Na zona Oeste há 60,54% das crianças imunizadas, e na zona Norte 51,92%.
Diferente da zona urbana, a zona rural de Manaus tem 100% do público-alvo de crianças vacinadas contra a paralisia infantil.
A meta do Ministério da Saúde era, até o dia 30 de setembro, imunizar 95% do total de 141.140 mil crianças.
O esquema vacinal contra a poliomielite (paralisia infantil) deve ser iniciado aos dois meses de idade, com a primeira dose. Aos quatro meses deve ser tomada a segunda dose e aos seis meses, a terceira.
Os responsáveis também devem levar as crianças para tomar duas doses de reforço, sendo uma aos 15 meses e outra aos quatro anos de idade, e sempre que houver campanha de vacinação.
Quem ainda não vacinou seus filhos, pode procurar o imunizante a qualquer momento, pois a vacina segue sendo ofertada em 171 unidades da Semsa.