MANAUS – A zona norte de Manaus registrou, entre janeiro a agosto deste ano, uma redução de 35% em casos de roubo a estabelecimento comercial. Os dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp). Os resultados são reflexo do reforço no policiamento e das rondas ostensivas nas áreas com maior fluxo de pessoas.
Em oito meses de 2024, foram registrados 119 roubos a residências na zona norte da capital. Em 2023, o número de registros de crimes deste tipo chegou a 184. De acordo com os dados do Ciesp, o número de roubo a estabelecimento caiu em todas as zonas de Manaus.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Klinger Paiva, a presença dos policiais em áreas comerciais tem inibido a criminalidade.
“A partir do momento que trabalhamos com as nossas tropas especializadas nas áreas de maiores incidências, nós estamos trabalhando nas áreas comerciais evitando esses roubos. Quando retiramos essas armas de fogo de circulação, dificultamos a prática criminosa”, disse o comandante.
Além do trabalho ostensivo, a PM trabalha em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL). “A gente trabalha em conjunto com a CDL, fazemos reuniões para que eles possam ajudar o nosso trabalho. Agora, com o reforço do governador Wilson Lima, estamos atuando também com os nossos alunos soldados que realizam a parte prática do policiamento ostensivo a pé”, ressaltou.
Para o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Alessandro Albino, o resultado mostra o empenho do trabalho integrado das polícias. “A gente vem celebrando essas reduções e continuamos desempenhando um bom trabalho para que esses números caiam ainda mais e a nossa população tenha mais segurança na nossa capital”, enfatizou o delegado.
Denúncias
A PMAM orienta a população a denunciar atividades criminosas pelos números emergenciais 190 e também pelo Disk-Denúncia 181. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.