MANAUS – Em seu programa eleitoral de TV desta segunda-feira, 13, o candidato a prefeito de Manaus Zé Ricardo (PT) provocou o líder das pesquisas nesse primeiro turno, Amazonino Mendes (Podemos), lembrando o episódio em que o ex-prefeito discutiu com uma moradora de uma comunidade em Manaus.
“Não é normal desprezar famílias, gritando: ‘Então morra’, disse Zé Ricardo. No programa, o petista afirma que falta prefeito em Manaus, pede solidariedade dos eleitores e diz que “já é hora de acabar com a indiferença”.
Em 2011, Amazonino foi assunto na mídia nacional após discutir com uma moradora em uma área de invasão. No local, um dia antes, pessoas haviam morrido soterradas.
Abordado pelo moradora, que o indagava qual solução para o problema habitacional dela, Amazonino tentou convencê-la do perigo que era morar naquele tipo de área. Equipes de TV acompanhavam a visita do prefeito e filmaram o diálogo.
Em determinado momento, o então prefeito perdeu a paciência com as indagações da moradora, e disparou: “Então morra”. O episódio foi explorado pelos adversários de Amazonino, e causou grande golpe na imagem do político a um ano das eleições de 2012.
Amazonino não disputou as eleições no ano seguinte.