MANAUS – A vacina contra o novo coronavírus pode chegar ao Amazonas até o final de janeiro. A informação foi divulgada pelo governador Wilson Lima, do PSC, após reunião em Brasília com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta terça-feira, 20.
No encontro, que reuniu todos os governadores do país, o ministro Pazuello anunciou a aquisição de 46 milhões de doses da vacina Butantan-Sinovac/Covid-19, em desenvolvimento pelo Instituto Butantan.
A medida faz parte da estratégia do Ministério da Saúde para a ampla oferta de vacinação aos brasileiros, que já conta com outros dois imunizantes (AstraZeneca e Covax). Somadas, as três vacinas representam 186 milhões de doses.
“Aqui, foram apresentados alguns prazos, foram apresentadas as fases em que estão as testagens dessas vacinas, e há uma previsão de que efetivamente elas comecem a chegar aos estados em meados ou no final de janeiro, então, isso nos dá uma grande esperança de que a gente possa, o mais rápido possível, voltar à normalidade da nossa vida. Naturalmente, há critérios para que isso aconteça, a gente continua seguindo todas as orientações e também repassando para toda a população”, disse Wilson Lima.