MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), prometeu no feriado do Dia do Trabalhador (quarta-feira, 1) que até o final do ano o Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, fará 400 cirurgias.
Referência na área de cardiologia, a unidade foi objeto de matérias veiculadas na Globo durante o mês de abril por conta do baixo número de cirurgias realizado, principalmente em pacientes cardiopatas. Segundo levantamento da emissora, pelo menos 15 crianças cardiopatas morreram na fila de espera pelo procedimento cirúrgico.
“Nosso objetivo é fazer com que haja um controle da fila de espera por cirurgias cardíacas. A meta é, até o final desse ano, fazer 400 cirurgias. Levando em consideração que nós fazemos procedimentos não só dos pacientes que moram aqui no estado do Amazonas, mas também de estados vizinhos que acabam vindo para cá, como Acre, Rondônia, Roraima, Pará, além de imigrantes venezuelanos, peruanos. Nós somos muito demandados”, disse o governador durante visita ao hospital.
A unidade, que é referência em cardiologia no estado e na região Norte, recebeu a implantação de uma nova sala cirúrgica e oito leitos de UTI pós-cirúrgicos, aumentando de 28 para 56 a capacidade de realização de cirurgias semanais, sendo 40 em adultos e 16 em crianças. A nova estrutura montada no HUFM vai permitir a redução do tempo de espera de quem está aguardando pelo procedimento.