MANAUS – O governador eleito Wilson Lima (PSC) se reúne nesta quarta-feira (7), em Brasília, com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O objetivo, de acordo com a assessoria do político, é articular uma reunião no mesmo dia ou na quinta-feira (7) com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).
Essa é a primeira viagem que Wilson Lima fará após o resultado do pleito.
Na pauta estão temas como a manutenção dos incentivos fiscais para a Zona Franca de Manaus (ZFM), asfaltamento da BR-319, segurança pública e repasses para o estado.
“O que a gente está indo tratar com o filho dele (Jair Bolsonaro) é para abrir essa canal de diálogo para que a gente possa apresentar alguns pleitos nossos, principalmente com relação à proteção da Zona Franca de Manaus e a pavimentação da BR-319”, disse Wilson Lima, na segunda-feira (5/11).
Na semana passada, foi anunciada a criação de um “superministério” da Economia, fundindo Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio. A rigor, para representantes do estado, a medida ameaça diretamente a ZFM e pode resultar no fechamento da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Isso porque o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (ex-Mdic) será liquidado na fusão com o “superministério”. A pasta do Governo Federal é a responsável pelo funcionamento da Suframa.
Em entrevista à imprensa, o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que pretende combater os subsídios ao setor industrial, salvando assim a “indústria brasileira, apesar dos industriais brasileiros”.
“Estamos buscando (…) ter a garantia do Paulo Guedes (futuro ministro da Economia) e do presidente eleito Jair Bolsonaro de que a Zona Franca de Manaus não terá seus incentivos alterados”, disse Lima na semana passada.