MANAUS – Com os maiores orçamentos do governo do Amazonas, as secretarias de Educação (Seduc) e de Saúde (Susam) estão no pequeno grupo de pastas que o governador eleito Wilson Lima (PSC) já definiu os nomes que irão comandá-las a partir de janeiro de 2019.
Conselheiro e principal cabo eleitoral do jornalista nas eleições, o deputado estadual Luiz Castro (Rede) já é dado como certo para ser o secretário de Educação de Wilson Lima. Atualmente, o parlamentar é um dos membros da comissão de transição do governador eleito.
Experiente, o nome de Luiz para a área da Educação só surpreende porque ele sempre teve no setor da Saúde uma de suas principais bandeiras na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas).
Natural de São Paulo, Luiz tem 52 anos, já foi agricultor, professor, prefeito do município de Envira (AM) e secretário de produção rural do primeiro governo de Eduardo Braga (MDB). Além da Saúde, levanta debates na ALE-AM sobre combate à corrupção e exploração sexual de crianças e adolescente.
Susam
Para a Susam, o nome que deverá ser anunciado é o da cirurgiã-dentista Daniele Reis de Araújo Magalhães. Daniele assessora Wilson Lima na área da saúde desde a campanha. Oficializou sua contribuição com o novo governador com seu nome integrando a subcomissão da equipe de transição para o setor.
Daniele tem 41 anos e é natural do Rio de Janeiro. Formou-se pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas) e é uma das sócias da Uniodonto-Manaus, empresa cooperada da qual já foi presidente.
A odontóloga é casada com outro cotado para o secretariado de Wilson Lima, Petrúcio Júnior. Ele é um dos membros da subcomissão de transição para assuntos relacionados ao sistema produtivo.
A Seduc teve uma previsão orçamentária para 2018 no montante de R$ 2,280 bilhões, e a da Susam R$ 2,017 bilhões.