MANAUS – Com 962,4 mil votos (59,59% dos votos validos), Wilson Lima (PSC) foi eleito neste domingo (28) governador do Estado do Amazonas (Com mais de 90% das urnas apuradas). Pela primeira vez disputando uma eleição, o jornalista derrotou o governador e candidato à reeleição Amazonino Mendes (PDT), que recebeu 552,5 votos (40,41% dos votos válidos).
O jornalista de 42 anos nasceu na cidade de Santarém (PA), em 26 de junho de 1976. No setor público, atuou como assessor técnico da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Itaituba (PA). Ainda no estado vizinho, foi locutor comercial e apresentador na TV Record Itaituba e na TV Tapajós.
Em 2006, Wilson se mudou para Manaus, onde cursou jornalismo e construiu sua carreira na TV A Crítica. Em 2009, exerceu a função de mestre de cerimônia na Prefeitura de Manaus, na gestão de Amazonino (2009-2012). Ganhou visibilidade como apresentador de programa popular, e desde 2016 o grupo comercial ao qual o veículo pertence ensaiava lançá-lo em uma disputa eleitoral.
No terceiro partido em sete anos (PV, PR e PSC), Wilson Lima encarnou nestas eleições a figura do “novo”. A campanha iniciou sem grandes pretensões, mas auxiliado pela conjuntura política nacional, a candidatura do jornalista ganhou força na reta final do primeiro turno.
Passando para o segundo turno na frente de Amazonino, vencendo o governador na capital do Amazonas e em grandes colégios eleitorais do interior, como Parintins, o jornalista conseguiu atrair o voto de eleitores dos candidatos derrotados no primeiro turno: David Almeida (PSB) e Omar Aziz (PSD).