MANAUS – O governador eleito do Amazonas, Wilson Lima (PSC), disse nesta terça-feira (30) que já teve um primeiro contato com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), por meio da assessoria do político. E que pretende ainda esta semana ter uma conversa direta com o presidente para tratar de temas de interesse do estado, como a conclusão da BR-319.
A declaração de Lima foi dada durante entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, onde anunciou os nomes de sua equipe de transição de governo.
“Vou trabalhar muito para que o asfaltamento da BR-319 aconteça, vou me empenhar fortemente, inclusive já conversei com a assessoria do Bolsonaro no sábado (27), hoje (30) também já tive um contato com a assessoria. Quero ainda essa semana conversar com ele para que a gente possa estabelecer esse canal de comunicação para que os nossos pleitos possam ser atendidos, como a pavimentação da BR-319, da BR-317, proteção da ZFM e outros pleitos que o estado do Amazonas precisa ser atendida”, disse Wilson Lima.
BR-319
Inaugurada em 1976, a BR-319 tem quase 900 km e é a única ligação rodoviária de Manaus ao resto do país, via Porto Velho (RO). Mas a falta de licença ambiental vem impedindo a pavimentação do chamado “trecho do meio”, de 406 km.
Em agosto deste ano, durante visita à capital amazonense, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA), Valter Casimiro Silveira, não deu sinais de otimismo quanto à obra. Na ocasião, Casimiro declarou que o estudo de impacto ambiental indígena pode ser entregue apenas em 2019.