MANAUS – Em vídeo que circulou no Whatsapp na noite desta sexta-feira (3), o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), apela para que a população só saia de casa em caso de extrema necessidade, e diz que, “no ritmo em que as coisas caminham”, o sistema de saúde do Estado pode entrar em colapso.
Segundo ele, em 24 horas, o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, referência para Covid-19, internou 23 pessoas com (Síndrome Respiratória Aguda Grava (SRAG). Mais cedo, o governo informou que esses pacientes estão sendo testados para saber se estão com coronavírus.
“Todo mundo tem que dar sua parcela de contribuição. As pessoas têm que evitar que o vírus se propague com a rapidez com que ele está se propagando pelo Estado do Amazonas. Para que isso aconteça, é preciso que você fique em casa. Só saia de casa se for extremamente necessário”, diz Wilson em um trecho do vídeo.
O governador informou que dois hospitais particulares informaram o governo que estão no limite de internações de pacientes com o novo coronavírus, e que cogitam transferir pacientes para o Delphina Aziz.
“O que tem acontecido aqui tem nos deixado muito preocupados. Só nas últimas 24 horas, 23 pessoas se internaram com Síndrome Respiratória Aguda. Dois hospitais da rede privada, pelo menos, nos comunicaram que já estão no seu limite, ou seja, não conseguem mais internar paciente com Covid-19. E que cogitam a possibilidade, inclusive, de transferir alguns pacientes aqui para o Delphina Aziz. Hoje nós estamos com 55% dos respiradores em uso, mas no ritmo em que as coisas caminham, há o risco de o sistema colapsar”, diz Wilson em outro trecho do vídeo, que foi gravado no hospital que fica localizado na zona Norte de Manaus.
Wilson informa no vídeo que o governo trabalha para ampliar o número de leitos de UTI no hospital. E fala da previsão da chegada de 33 respiradores, 15 deles do Ministério da Saúde, nos próximos dias.
Os respiradores são utilizados no atendimento de pacientes graves, que precisam do aparelho para conseguir respirar.
Nesta sexta-feira o Amazonas atingiu o número de 260 casos de Covid-19, e 12 mortes.