Da Redação |
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) trocou nesta semana o comando da Secretaria Executiva Adjunta de Atenção ao Interior (SEA-Interior).
O atual secretário executivo, Cássio Espírito Santo, foi exonerado no último dia 22. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição do dia 23, veiculada na Internet neste fim de semana.
No lugar de Cássio assume Rita Vasconcelos, servidora que já integrava a estrutura da SEA-Interior).
Sobrevivente
Cássio era o único secretário da cúpula da SES-AM que estava no cargo desde o início do governo Wilson Lima (UB), em 2019.
Nesse período, o secretário que atuava nas políticas de saúde direcionadas ao interior passou por cinco secretários.
O então titular da SEA-Interior iniciou na gestão com o vice-governador Carlos Almeida Filho (PSDB), que foi secretário de Saúde de janeiro a março de 2019.
Continuou com Rodrigo Tobias, que deixou a SES-AM após ser preso em abril de 2020, por conta do escândalo da compra de respiradores pulmonares.
Depois vieram as gestões de Simone Papaiz (de abril de 2020 a julho de 2020) e Marcellus Campêlo (de julho 2020 a junho de 2021), também presos em investigações da Polícia Federal. Cássio se manteve no cargo..
Em julho de 2021, com a prisão de Marcellus, o médico Anoar Samad assumiu a SES-AM, mantendo Cássio no comando da SEA-Interior.
Nesses quase quatro anos, com exceção da SEA-Interior, todos os postos de secretário executivo da SES-AM mudaram de comando.