MANAUS – O governador do Amazonas e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, assinaram, na manhã desta sábado, 1º, um acordo de cooperação para a implementação do programa “Lixão Zero” e outras medidas direcionadas à gestão de resíduos sólidos.
A assinatura do acordo foi realizada na Praia da Ponta das Lajes. “O Governo do Estado do Amazonas e o Ministério do Meio Ambiente concordam em cooperar, em justamente colocar de pé essa agenda de qualidade ambiental urbana”, disse o ministro.
Segundo o ministro, o estado do Amazonas foi desde o início do Governo Bolsonaro um parceiro nesse assunto. “Quero fazer um agradecimento muito especial ao governador e nessa oportunidade também agradecer ao ministro do Meio Ambiente Americano, Andrew Wheeler, que é o primeiro (ministro americano de Meio Ambiente) a visitar a Amazônia, traz essa agenda também de preocupação com resíduos, comas limpezas dos rios, limpeza do oceano, temas como saneamento e gestão da água”, declarou Salles.
Para Wilson, a assinatura do acordo de cooperação para a implementação do programa “Lixão Zero” é uma mostra da preocupação do Governo Federal com políticas ambientais de proteção dos rios da Amazônia. O programa que como objetivo o encerramento de todos os lixões e aterros controlados no Amazonas.
“O Governo Federal manifesta aqui a sua preocupação com as políticas ambientais para a questão dos rios, sobretudo para tratar algumas questões que são crônicas do estado, como a questão dos igarapés, dos lixões nos municípios que tem sido um problema ainda muito grande. Então, tudo isso vem reforçar aquilo que temos feito desde o início do ano e aqui no estado a gente já assumiu o abastecimento de água em alguns municípios, justamente para melhorar essa questão”, avaliou o governador.
A vigência do protocolo de intenções é de três anos. O protocolo de intenções inclui diversas frentes de atuação. A primeira está voltada para ações de combate ao lixo nos rios e igarapés, por meio da recuperação ambiental das margens, instalação de dispositivos de retenção de resíduos e melhoria da gestão de resíduos.
Abaixo, vídeo com o ministro do Meio Ambiente: