Da Redação |
Convocados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB) e mais seis governadores participaram neste domingo, 6, de manifestação na avenida Paulista, em São Paulo, por anistia aos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Além de Wilson, participaram do evento os seguintes governadores:
- Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais
- Jorginho Mello (PL), governador de Santa Catarina
- Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo
- Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás
- Ratinho Junior (PSD), governador do Paraná
- Mauro Mendes (União), governador do Mato Grosso
Zema, Tarcísio, Ratinho Jr. e Ronaldo Caiado são cotados como possíveis candidatos à presidência diante da inelegibilidade de Bolsonaro.
O ato foi organizado pelo pastor Silas Malafaia.
Wilson figura como pré-candidato ao Senado nas eleições de 2026.
Nas redes sociais, Wilson fez duas publicações ao lado de Bolsonaro, uma antes da manifestação, onde afirma que está com Bolsonaro “para o que der e vier”. Na segunda escreveu: “Juntos pelo diálogo, pela pacificação na política e pelo perdão. É hora de seguir em frente e trabalhar por dias melhores para nosso país”.
Um dia após os ataques de 8 de janeiro de 2023, Wilson participou, em Brasília (DF), do encontro que reuniu governadores de 26 estados e do Distrito Federal.
Na ocasião, o governador do Amazonas afirmou que os episódios ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília, deixaram “uma mancha na história do nosso país”.
“Viemos aqui, todos os governadores, para reforçar esse compromisso que a gente tem o respeito à democracia e o respeito às instituições. O prejuízo que aconteceu em Brasília não foi só material, acima de tudo deixa uma mancha na história do nosso país. Nós estamos fazendo a nossa parte enquanto governadores, atendendo, inclusive, a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, de desocupar a frente dos quartéis e ficarmos vigilantes a situações como essa”, declarou Wilson à época.
O encontro reuniu governadores de todos os Estados, inclusives os que fizeram oposição a Lula, como era o caso de Wilson.
Pesquisa Genial/Quaest: maioria é contra soltura de condenados por envolvimento no 8/1
Pesquisa Genial/Quaest divulgada pela neste domingo, 6, mostra que a maioria dos brasileiros é contra a soltura dos condenados pelos atos de 8 de Janeiro.
Segundo levantamento, 56% dos entrevistados disseram preferir que os envolvidos continuem presos, contra 34% que defendem sua soltura. Esse contingente favorável à anistia é composto por 18% que dizem que os acusados do 8 de Janeiro mereciam ser soltos porque nem presos deveriam estar e outros 16% que consideram que eles já passaram tempo demais detidos.
A Quaest ouviu 2.004 pessoas entre 27 e 31/03. O nível de confiabilidade do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.
Veja fotos publicadas pelo governador Wilson Lima antes e durante a manifestação por anistia:





