MANAUS – A um ano e dois meses das eleições, o governador Wilson Lima (PSC) e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), dão sinais de que poderão marchar juntos no pleito de 2022, quando Lima tentará a reeleição.
“Parceiro” e “irmão” são alguns dos adjetivos que o governador tem usado frequentemente para classificar o prefeito da capital enquanto divide com ele o palco das atenções em eventos públicos que participam.
Um novo sinal público de alinhamento foi dado na última quinta-feira (12) durante a cerimônia de início da recuperação da AM-010, uma obra conduzida pelo Governo do Estado, que em tese renderia dividendos eleitorais apenas a Wilson.
Chamado a discursar, David elogiou Wilson e falou com orgulho das parcerias que a prefeitura mantém com o governo estadual e federal.
“Ninguém faz nada sozinho. Quando os políticos brigam, quem sofre é o povo. Enquanto os políticos gastam tempo maquinando coisas uns contra os outros, o povo sofre”, disse. “Eu não tenho nenhum motivo para estar brigando”, emendou.
Wilson, por sua vez, retribuiu o afago. O governador deu pistas do entrosamento entre os dois: segundo Wilson, assessores de David às vezes ligam 5h da manhã para saber da agenda do governador para compartilhar com o prefeito.
“Por onde você passa em Manaus, você obras da prefeitura. Eu e o David aqui não estamos preocupados em briga, a gente tá preocupado em trabalhar. A gente acorda muito cedo e aí, vez por outra, os assessores do David estão me ligando de madrugada, cinco da manhã, o Sabá (Reis, da Semulsp), o Renato (Júnior, da Semacc). Mas sabe pra quê? Não é para perturbar, é para saber o seguinte: ‘onde é que o senhor vai estar hoje, governador? Qual a próxima ação que a gente vai fazer? Olha, prefeito David vai estar no lugar tal, lá no passeio do Mindu’, porque a gente fez uma parceria para recuperar aquela área, vamos fazer uma outra parceria para recuperar outra área, vamos fazer uma parceria que a gente possa recuperar o Amarelinho, asfaltar Manaus (…)”, disse Wilson.
Mais musculatura
O estreitamento dos laços políticos com o mandatário do Executivo na capital vem na sequência de um movimento de fortalecimento da musculatura política de Wilson Lima no interior.
Resultado dessa articulação foi a presença de 30 dos 61 prefeitos do interior no evento de lançamento das obras da rodovia que liga Manaus a Itacoatiara.
Fator Bolsonaro
Além de alinhamento entre a prefeitura e o Estado, David e Wilson também fazem questão, sempre que podem, de demonstrar que estão alinhados com o governo federal.
No evento da AM-010, por exemplo, David agradeceu a gestão Bolsonaro por parcerias. Wilson disse que o presidente, que também deverá tentar a reeleição, tem um “olhar diferenciado” para o Amazonas. O vice-líder do governo na Câmara, deputado federal Capitão Alberto Neto (PRB) participou da solenidade e até discursou.
Foto: Marcely Gomes/Semcom – 12/ago/2021