Da Redação |
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), escreveu em suas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (29), que vai ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra mais um decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL) que enfraquece a Zona Franca de Manaus (ZFM).
Apesar de todas as demonstrações de pouco apreço com o principal modelo econômico do Amazonas do presidente, Wilson ainda o considera aliado, e evitou mencionar o nome de Bolsonaro no texto.
“Vamos entrar com uma outra ação no STF contra o novo decreto do Governo Federal, que atinge diretamente o polo de concentrados no AM. É inaceitável a insensibilidade do Ministério da Economia com o povo do Amazonas. Vamos fazer de tudo para defender os empregos gerados aqui”, escreveu Wilson.
Assinado pelo presidente da República e o ministro Paulo Gudes (Economia), o decreto n. 11.052 zera a alíquota sobre Produtos Industrializados (IPI) relativa aos extratos de concentrados para elaboração de refrigerantes.
A medida acaba com a vantagem de se produzir o produto no Amazonas.
Em novo ataque à ZFM, Bolsonaro zera IPI dos concentrados (estadopolitico.com.br)
O novo decreto foi publicado um dia depois de um encontro entre Bolsonaro e Wilson. Nessa reunião eles trataram do decreto que cortou IPI de outros produtos produzidos na ZFM.
Na ocasião, Bolsonaro gravou vídeo prometeu que não tem interesse em enfraquecer o modelo econômico do Amazonas.