MANAUS – O governador Wilson Lima (PSC) afirmou nesta segunda-feira (14) que ainda não há previsão para o retorno das aulas do Ensino Fundamental na rede estadual de educação. “Nós ainda não temos essa previsão”, respondeu Wilson ao ser questionado.
“A nossa ideia era 15 dias depois da aulas do Ensino Médio retornarem mas a gente ainda não fez isso porque nós precisamos ter a segurança necessária para que efetivamente isso aconteça”, completou o governador, em entrevista coletiva à imprensa após uma solenidade de entrega de fuzis às forças de segurança, na Arena Amazônia, em Manaus.
As aulas foram suspensas em março, por causa da pandemia de Covid-19, e havia previsão de retornarem em 24 de agosto, mas a volta foi adiada três dias antes e uma nova data não foi marcada desde então. Já o retorno do Ensino Médio presencial, em Manaus, ocorreu, de forma adaptada (com escalas e outras regras de segurança sanitária), a partir do dia 10 de agosto.
“O que a gente percebe é que ainda há muita gente em alguns lugares fazendo aglomerações, sobretudo em festas particulares e isso causa uma grande preocupação à nossa Fundação de Vigilância em Saúde e aos nossos profissionais dessa área, por isso nós estamos resolvendo segurar um pouco mais a volta das aulas do Ensino Fundamental, para que isso possa ser feito de forma segura”, disse Wilson.
“Também havia uma dificuldade de alguns fornecedores em entregar para a Secretaria de Educação os equipamentos para colocar nessas escolas. Então, todo esse conjunto de situações fez com que o Governo do Estado segurasse um pouco mais o início das aulas do ensino fundamental”, acrescentou.
Entidades sindicais de servidores da educação são críticas do retorno às aulas presenciais e têm realizado movimentos contrários nas últimas semanas. A questão também foi judicializada.
Balanço
Na semana passada, a Secretaria de Estado da Educação e Desporto informou que mais de 1,5 mil servidores da área estão afastados por serem de grupo de risco.
Mais de 5.154 servidores da educação da rede pública estadual, que atuam no Ensino Médio, fizeram para Covid-19, entre 18 de agosto e 9 de setembro. Segundo os dados do relatório do órgão responsável pelas testagens e monitoramento do novo coronavírus no estado, 94,1% tiveram resultado negativo ou positivo com presença de anticorpos. Esse número representa 4.849 dos testes realizados.
Do total dos números positivos, 305 foram de infecção recente (IgM). Ou seja, somente 5,9% estavam no período de transmissão ativa da doença. Entre os casos de IgG, que indicam a contaminação antiga, foram identificados 1.465 casos.
Os números, reforçou a Seduc, indicam que, dos casos notificados como IgG, a provável infecção do vírus se deu por meio de transmissão comunitária, possivelmente entre os meses de abril, maio e junho, no auge da pandemia em Manaus, no período de recesso escolar.
+Comentadas 1