MANAUS – O governador Wilson Lima (PSC) afirmou durante o mutirão “Vacina Amazonas” no município de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus), neste sábado (3), que todas as vacinas aplicadas nos municípios seguem os padrões de validade.
“No Amazonas não há nenhum registro de aplicação de vacinas vencidas. Não há necessidade de quem vacinou voltar para tomar a vacina. Quem está divulgando qualquer coisa nesse sentido está agindo de má fé”, afirmou Wilson Lima.
Conforme nota emitida pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), todos os lotes de vacina encaminhados pelo Ministério da Saúde, via Programa Nacional de Imunização (PNI), foram distribuídos em tempo oportuno aos municípios. A FVS-AM realiza o monitoramento junto às secretarias municipais em relação ao controle de estoque de vacina, de acordo com lote e data de vencimento e, não há registro, por estas secretarias, de aplicação de doses com data de validade vencida.
“Um apelo para a população que antes de tomar qualquer atitude, consulte os órgãos responsáveis, consulte os órgãos credenciados, consulte a secretaria de saúde do seu município, consulte os sites do Governo do Estado, da Fundação de Vigilância em Saúde, para que você possa tomar qualquer decisão nesse sentido”, frisou o governador Wilson Lima.
Ainda de acordo com a FVS-AM, a coordenação estadual do PNI está monitorando, junto aos municípios, para verificar se pode ter ocorrido falha de registro no sistema de informação; e quais as medidas que serão estabelecidas a partir do resultado desta análise.
Levantamento da Folha de São Paulo aponta que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19.
Segundo o jornal, os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde. De acordo com os números que a Folha divulgou, no Amazonas, 593 doses foram aplicadas fora da validade.