MANAUS – O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, se comprometeu a intervir junto ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), para manter a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) do polo de concentrados da ZFM (Zona Franca de Manaus) em 8%.
A informação foi divulgada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), que esteve reunido, na tarde desta segunda-feira, 17, com o vice-presidente na sede do governo, localizada na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste de Manaus. Mourão cumpre agenda em Manaus e estará em São Gabriel da Cachoeira nesta terça, 18.
“(…) fiz um pedido a ele sobre a questão do IPI dos concentrados, que ele disse que vai intervir junto ao presidente pra que a gente possa ter mantido esses 8%”, afirmou o governador, por meio da Secom.
No dia 6 de fevereiro, o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, divulgou, após reunião com Bolsonaro em Brasília, que o presidente iria fixar a alíquota do IPI do setor de produção de refrigerantes da ZFM em 8%, mas somente a partir de 1º de junho e com data para terminar – 30 de novembro deste ano.
Menezes classificou a medida como vitória. A bancada federal condenou a comemoração antecipada do superintendente e avaliaram a decisão de Bolsonaro como uma ameaça de morte com data de validade para o polo de concentrados.