MANAUS – No seu discurso durante a apresentação do Plano Estratégico de Enfrentamento à Covid-19, nesta segunda-feira (11), o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), voltou a criticar a gestão do ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), no combate à pandemia.
“No ano passado, a prefeitura simplesmente virou as costas, como se não tivesse nada a ver com a pandemia”, criticou o governador.
O governador lembrou que das mais de 200 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Prefeitura de Manaus, Arthur destinou apenas 18 para o atendimento exclusivo de casos suspeitos de Covid-19.
Wilson também voltou a creditar à baixa cobertura na atenção básica da Prefeitura de Manaus o fato da capital ter mais óbitos que no interior.
O governador elogiou o empenho do novo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), no trabalho de combate à pandemia, nesses primeiros dias de governo.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, participa do evento e cumpre agenda em Manaus durante toda a segunda-feira.
FTI
Segundo Wilson, os municípios do interior investiram mais em atenção básica, por isso respondem melhor na assistência da população.
O governador lembrou que o governo ajudou nesse processo a repassar recurso do FTI (Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas) para investimento em saúde.
Na ocasião, Wilson pediu aos deputados estaduais que aprovem em 2021 uma nova autorização para o Governo do Amazonas seguir repassando parte do FTI para os municípios do interior.
+Comentadas 1