MANAUS – Em entrevista à CNN, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), disse neste domingo, 24, que planeja realizar a reabertura gradual do comércio a partir 1º de junho.
Segundo Wilson, o que lhe motiva em planejar a reabertura do comércio é a queda no número de óbitos por coronavírus.
Na quinta-feira, 21, conforme boletim da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde), foram registrados 49 mortes por Covid-19 no Amazonas. Na sexta-feira, 22, foram 75 óbitos. Neste sábado, 23, segundo a Fundação de Vigilância, o estado teve 14 óbitos por coronavírus nas últimas 24 horas.
“Não houve o fechamento da indústria aqui, não paramos o setor primário, amanhã vou reunir cedo com o nosso comitê para discutir essa estratégia de retorno do comércio de forma gradual a partir de 1º de junho. Ainda vamos observar como os números se comportam essa semana. E a qualquer momento nós podemos retroagir desse planejamento que a gente tem”, disse Wilson.
A declaração foi dada em entrevista à tv CNN neste domingo.
“Desde a semana passada que sentimos uma queda significativa no número de casos de coronavírus no estado, e eu me refiro aos óbitos. A gente tem acompanhado muito a quantidade de enterros que tem ocorrido aqui na capital. No final de abril, início de maio, tivemos em um dia 160 enterros. Ontem houve 48 enterros. Então tivemos uma diminuição significativa. E o que estamos tentando fazer no Amazonas é encontrar um equilíbrio, ampliando a nossa estrutura de saúde, mas por outro lado também entendendo da necessidade do funcionamento mínimo possível das atividades econômicas”, declarou o governador.
Boletim
O Amazonas registrou 1.065 novos casos, neste domingo (24/05), totalizando 29.867 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).
Nesta edição do boletim, foram confirmados por exame laboratorial mais 14 óbitos pela doença, todos ocorridos nas últimas 24 horas, elevando para 1.758 o total de mortes.
Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus referentes a este sábado (23/05), foram registrados 51 sepultamentos, 4 óbitos domiciliares e 1 cremação.