MANAUS – O governador Wilson Lima (PSC) afirmou nesta terça-feira (28), em entrevista à Rede Amazônica, que o Carnaval no Amazonas em 2022 está mantido, apesar da pandemia.
A ideia, explicou, é que o evento seja realizado sem público, com transmissões ao vivo, como no auge da pandemia de Covid-19. Segundo ele, a presença de público estará condicionada aos indicadores da Covid no Estado.
“O Carnaval, ele tá mantido. Muita gente está me perguntando: mas por que, governador? Quando eu mantenho o Carnaval , não é diversão pela diversão. Mas é a quantidade de empregos que isso gera. É sobre o músico que tá há muito tempo prejudicado porque não está fazendo shows, é a costureira que vai fazer os adereços, é o artista, é o cara que trabalha no som, na iluminação e isso garante o repasse de recursos por parte do Governo e também da Prefeitura pra essas agremiações”, declarou.
Após hiato pandêmico em 2021, o Carnaval estava previsto para ocorrer com público na capital. A prefeitura fez, inclusive, anúncio de repasses e depois voltou atrás, em função do avanço da variante Ômicron do vírus causador da Covid-19.
Segundo o prefeito David Almeida (Avante), a Prefeitura de Manaus aguardará dados da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) sobre a Covid-19 até janeiro para decidir sobre Carnaval.