MANAUS – O deputado estadual Wilker Barreto sugeriu nesta quarta-feira, 16, em sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que a Comissão Parlamentar de Inquérito da Energia, a CPI da Energia, encaminhe um relatório parcial acerca das denúncias reveladas pela comissão para os órgãos de controle do Estado. A proposta foi feita durante aparte ao presidente da CPI, deputado Sinésio Campos (PT).
Para o parlamentar, denúncias como a fraude nos medidores da Amazonas Energia com a suposta cobrança dobrada no valor do consumo, reveladas pela Comissão, devem ser imediatamente investigadas pelos órgãos de controle do Estado.
“Em minha opinião, a questão da fraude nos medidores já virou um fato concreto e aí eu queria propor que Vossa Excelência já pode pedir ao relator para fechar um relatório parcial e encaminhar para o Ministério Público, que é o órgão responsável para continuar as investigações”, propôs Wilker.
Instalada em setembro de 2021 na Casa Legislativa, a CPI da Energia foi criada com objetivo de investigar ações, omissões e possíveis irregularidades cometidas pela concessionária Amazonas Energia no fornecimento do serviço em todo o Estado. Presidida pelo Sinésio Campos, a CPI é composta pelos deputados Dermilson Chagas (Podemos), Fausto Júnior (MDB), Cabo Maciel (PL) e o relator, Carlinhos Bessa (PV).