MANAUS – O deputado de oposição Wilker Barreto (Podemos) tachou a deputada Joana Darc (PL) como ‘Maria do Bairro’. Presidente da Comissão da Mulher e vice-presidente da ALE-AM, a deputada Alessandra Campêlo, do MDB, exigiu que o deputado retirasse a declaração e o chamou de machista.
O bate boca ocorreu na sessão virtual da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas) desta quarta-feira, 13. Os parlamentares debatiam o processo de impeachment do governador Wilson Lima (PSC) e Carlos Almeida (PTB).
“Eu estou com a palavra, senhor presidente? Porque isso daqui está virando feira, as Marias dos Bairros não deixam a gente falar. É brincadeira. Eu escutei caladinho”, disse Wilker após ter sido interrompido por Joana.
Wilker utilizou a expressão se referindo à personagem da novela mexicana que leva o mesmo nome. Maria do Bairro, vivida pela atriz Thalia, tinha como uma das principais características ser ‘barraqueira’. Em dicionários, a expressão é classificada também como aquela pessoa que aumenta as dores de forma que deseja aparentar ser a pessoa que sofre mais.
Alessandra reagiu afirmando que Wilker faltou com o respeito: “Crie vergonha na sua cara, respeite os colegas parlamentares. Eu exijo que seja retirada essa ofensa. É um absurdo! Falta de respeito! O senhor, deputado Wilker, vem provocar para depois falar que a mulher é escandalosa. O senhor é um grande covarde”, falou Alessandra.
A parlamentar disse que, enquanto presidente da Comissão da Mulher da ALE-AM, não iria aceitar que Wilker ofendesse Joana. “Não aceito que o senhor ofenda as deputadas, deputado Wilker. Retire o que senhor disse. O senhor não quer respeito? A população está vendo o senhor ofendendo as deputadas”, completou.
Wilker seguiu chamando, agora no plural, Joana e Alessandra de “Marias dos Bairros”. Alessandra recorreu ao presidente da ALE-AM, deputado Josué Neto. “Presidente, se o senhor compactuar com isso vai ser um absurdo”.
A sessão virtual então foi interrompida. Desde a sessão de terça-feira, 12, internautas vêm utilizando o termo ‘Maria do Bairro’ de forma pejorativa cada vez que Alessandra Campêlo ou Joana Darc se pronunciam.