Da Redação |
Com os 87.182 votos recebidos no domingo (2), a deputada estadual Joana Darc (União Brasil), agora reeleita, tornou-se a mulher mais votada da história do Amazonas para a ALE-AM (Assembleia Legislativa).
Na sessão plenária desta terça-feira (4), a parlamentar lembrou da difícil estreia na política, quando, segundo ela, ouvia que a causa animal, que ela defende, não dava votos.
Joana ingressou na política como vereadora, em Manaus, nas Eleições de 2016. Em 2018 se elegeu deputada estadual com 26,8 mil votos. No atual mandato, ela exerceu a função de líder do governo Wilson Lima (União Brasil).
Abaixo, trecho do discurso de Joana Darc:
Mayara
Antes de Joana, Dra. Mayara (Republicanos), em 2018, tinha sido a mulher mais votada na história do Amazonas para a ALE-AM. Na ocasião, a deputada estadual teve a maior votação de todo o pleito.
No domingo, Mayara foi reeleita com 29,9 mil votos, desempenho inferior a 2018, quando recebeu 50,8 mil votos.
Bancada feminina
Nas eleições de domingo, 5 mulheres foram eleitas para cadeiras na ALE-AM. É a maior bancada feminina eleita da história do Legislativo amazonense.
Foram eleitas: Joana Darc (União Brasil), Alessandra Campêlo (PSC), Mayra Dias (Avante), Débora Menezes (PL) e Dra. Mayara (Republicanos).
Foto: Danilo Mello/ALE-AM