MANAUS – O governador Wilson Lima (PSC) anunciou nesta sexta-feira (19) que as aulas presenciais da rede estadual serão retomadas no Amazonas a partir do próximo dia 19. O retorno será de forma híbrida, semi-presencial, e iniciará pelas escolas do interior do Estado.
O governo garante que há segurança para o retorno, dados os indicadores da Covid-19, que apresentam queda. As escolas, afirmou, estão preparadas para garantir as medidas de prevenção sanitária.
“As escolas estão montadas com todos os protocolos, desde a entrada, até salas de aula, banheiros, refeitórios e outros espaços de convivência comum dos alunos e aliado a isso nós vamos começar a vacinação dos professores“, disse o governador Wilson Lima.
Segundo ele, um estudo feito recentemente pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) indicou que as escolas são espaços seguros. “Nós não tivemos nenhum caso de transmissão de Covid-19 em ambiente escolar por alunos. E o índice de transmissão entre professores e profissionais da educação foi muito baixo, o que nos dá a segurança de retornar as atividades letivas, até para garantir a segurança alimentar de muitos alunos que dependem da merenda escolar, para a gente não ter um prejuízo maior ainda do que estamos tendo com relação à ausência desses alunos na sala de aula”, disse.
O secretário de Educação (Seduc), Luís Fabian, disse desde a reabertura das escolas privadas foram feitos 2.600 testes e nenhum aluno testou positivo para a Covid-19. Esse indicador reforça a certeza do governo da segurança sanitária do ambiente escolar. “Promovemos a adequação física de todas as escolas do interior, com a revisão das instalações hidro-sanitárias, dos prédios escolares, instalação de pias nas entradas das escolas e refeitórios. Disponibilizamos totens de álcool em gel, dispensadores de álcool em gel, todo o material de higiene, como sabonete líquido, papel toalha, tapetes sanitizantes”, observou.