MANAUS – A fábrica Virrosas e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vão produzir e doar 9 mil litros de álcool para órgãos públicos, na próxima semana. Serão produzidos álcool líquido e em gel a 70%. A iniciativa visa ampliar a prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).
Serão produzidas 3 mil garrafas, com capacidades de 500 ml; 5 litros; 12,5 litros; 25 litros e 50 litros.
Um cronograma de distribuição está sendo elaborado para que a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) possam receber as doações e garantam mais higienização aos seus profissionais, impedidos de terem suas atividades interrompidas neste período de confinamento domiciliar.
A professora Karime Bentes, chefe do Departamento de Química da Ufam, afirma que a metodologia utilizada na produção do álcool segue os padrões internacionais e a licença para doação está de acordo com as diretrizes estipuladas na Nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Instalada em Manaus há mais de 100 anos, a empresa amazonense Virrosas é especializada na fabricação de vinagres e molhos e também responsável pela comercialização de álcool de uso doméstico e profissional.
“Ficamos muito felizes em poder contribuir com esse projeto e ajudar a reduzir os potenciais impactos que essa doença tem trazido à saúde pública no nosso Estado.
“O momento é de prevenir e evitar a proliferação. A Virrosas está pronta para auxiliar no que for necessário”, garantiu o diretor da Virrosas, Pedro Monteiro.
Além de ser responsável pela fabricação das garrafas, a Virrosas vai contribuir com a doação de insumos – hipoclorito e glicerina – com objetivo de auxiliar na limpeza de hospitais.