Por Lúcio Pinheiro e Janaína Andrade |
O município de Rio Preto da Eva (localizado a 79 quilômetros de Manaus) vai racionar água a partir desta terça-feira (10).
A informação foi divulgada na noite desta segunda-feira (9) pelo prefeito Anderson Souza.
Segundo o prefeito, a medida é necessária diante do avanço da forte estiagem que atinge os rios do Amazonas e já impacta também no lençol freático.
Em vídeo publicado na página do Facebook do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio Preto da Eva, o prefeito afirma que a infraestrutura de poços do município utilizados para o abastecimento de água começou a ser afetada.
Segundo Anderson, alguns poços com mais de 150 metros de profundidade estão produzindo pouca água ou até mesmo lama.
Na terça-feira, segundo o prefeito, a partir das 23h, o abastecimento de água será interrompido. Retornando apenas às 5h de quarta-feira (11). O mesmo será repetido nos dias seguintes.
No vídeo, o prefeito pede a compreensão da população.
“Precisamos agora economizar, procurar gastar menos para poder preservamos e amanhã termos condições de continuarmos tendo esse líquido para nossa sobrevivência. Peço a vocês que consigam entender o que estamos fazendo”, declarou Anderson.
Rio Preto da Eva tem uma população de 34,8 mil habitantes. E o acesso a água potável já é um dos mais baixos do Estado em situação normal.
Segundo dados do instituto Água e Saneamento, apenas 52.38% da população do município tem acesso aos serviços de abastecimento de água. Número bem abaixo da média do Amazonas, que é de 83,5%.
Em entrevista ao ESTADO POLÍTICO, na tarde desta segunda-feira (9), Anderson já havia adiantado que tomaria a decisão, após receber relatórios do SAAE informando do impacto da estiagem na qualidade da água dos poços.
“Já defini hoje (9) o racionamento de água, porque quando recebi o relatório da minha autarquia, que é o SAAE, que cuida de água e esgoto, me informou que estamos tendo problemas com alguns poços, que já está vindo só lama, não tem mais água. Então, ou a gente aprofunda os poços ou dá uma controlada no abastecimento. Então, ele (SAAE) vai ter que desligar (o abastecimento de água) a partir das 10 horas (22 horas) até às 5 horas da manhã. Vai ficar desligado os poços. Não vai ter mais como funcionar direto, e as pessoas vão ter que controlar. É o que estamos avisando na cidade”, declarou o prefeito ao site.