MANAUS – O deputado federal Marcelo Ramos (PL) respondeu aos artistas que gravaram um vídeo nesta segunda-feira (18) com apelo para que o Projeto de Lei nº 2.633/2020, batizado pela oposição como “PL da Grilagem”, só entre em votação após o fim da pandemia de Covid-19. Ramos é relator da matéria.
Em um vídeo publicado à noite, o deputado cita nominalmente todos os artistas que fizeram o apelo público a ele. O parlamentar amazonense também propõe um debate público com eles sobre a matéria.
Ramos sugere que os artistas não leram o projeto que trata da regularização fundiária e que usam da tática da desinformação e do debate raso para promover o assunto, em meio ao momento de sofrimento com a pandemia no Amazonas. Ele afirma que a maioria não conhece à fundo a realidade vivida pelas populações da região.
“Vocês criticam os métodos de gente que flerta com o fascismo para atacá-los. Quantas vezes me solidarizei por ataques covardes que vocês sofreram. Mas, se valem agora dos mesmos métodos, o método da disseminação da mentira e da desinformação”, diz Ramos aos artistas.
O deputado diz que, ao contrário da Medida Provisória (MP) 910, o projeto de lei que ele relata assegura que não haverá regularização de terras em áreas indígenas, quilombolas ou de preservação. Que traz uma série de exigências e que é voltado apenas ao pequeno produtor, que precisa de acesso ao crédito.
Ramos diz ainda que votar a proposta agora é importante porque se esse debate for adiado as verdadeiras forças da grilagem voltarão a se reagrupar para, aí sim, colocar na pauta um projeto de interesse deles e nocivo à fauna e aos povos da Amazônia.
No vídeo dos artistas, nomes como Caetano Veloso, Daniela Mercury, Betty Faria, Alessandra Negrini, Malu Mader, Marcos Palmeira, Guilherme Weber, Bruno Gagliasso, Charles Gavin, Gaby Amarantos, entre outros atores e cantores falam mensagens críticas à proposta.
Para o movimento de atores, atrizes e cantores nacionais, a medida prevê a legalização de terras públicas irregulares e favorece a grilagem.
+Comentadas 2