MANAUS – Em cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos nas eleições de 2022 para a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), nesta segunda-feira, 12, a deputada estadual reeleita Joana Darc, do União Brasil, surpreendeu ao entrar no palco acompanhada de sua cachorra de estimação “Branquinha”.
A ida da cachorra a diplomação não foi à toa. Simboliza a principal bandeira da deputada no Amazonas: a causa animal. A parlamentar repetiu o gesto feito em 2019, quando compareceu a diplomação acompanhada de sua cadela “Tânia Darc”, que faleceu em 2021.
A votação de Joana no pleito deste ano é a maior de uma mulher na história do legislativo amazonense. Ela recebeu 87.182 votos. Antes de Joana, Dra. Mayara (Republicanos), em 2018, tinha sido a mulher mais votada na história do Amazonas para a ALE-AM. Na ocasião, a deputada estadual teve a maior votação de todo o pleito.
Joana ingressou na política como vereadora, em Manaus, nas Eleições de 2016. Em 2018 se elegeu deputada estadual com 26,8 mil votos. No atual mandato, ela exerceu a função de líder do governo Wilson Lima (União Brasil).
Veja o vídeo abaixo: