Por Janaína Andrade|
MANAUS – Trecho do novo porto do município de Itacoatiara (à 269 quilômetros de Manaus) foi, particialmente destruído, após um desbarrancamento no início da manhã desta quarta-feira, 11.
Inaugurado em 2018, com custo de R$ 66 milhões, o local possui capacidade para receber navios de até 35 mil toneladas.
De acordo com o DNIT, o porto precisou ser interditado. “A estrutura foi isolada na manhã desta quarta-feira (11) logo após o deslizamento de terra no talude de contenção“, diz trecho da nota.
O órgão diz ainda que acionou a Defesa Civil e a Marinha do Brasil para auxiliar no isolamento do local.
Os deslizamentos de terra são comuns na Região Norte e têm até nome: “terras caídas”. O fenômeno é provocado pela ação da água nas margens dos rios, levando à erosão do solo.
O episódio pode ter relação com a estiagem severa que atinge o Amazonas.
Abaixo, a íntegra da nota divulgada pelo DNIT:
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta para a interdição da nova Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) de Itacoatiara, no Amazonas. A estrutura foi isolada na manhã desta quarta-feira (11) logo após o deslizamento de terra no talude de contenção.
O DNIT acionou a Defesa Civil e a Marinha do Brasil, para auxiliar nas ações de isolamento do local. No momento a equipe do DNIT, juntamente com as empresas responsáveis pela IP4, está mobilizada a fim de realizar a avaliação do ocorrido e planejar ações para a retomada das operações na estrutura o quanto antes.
O DNIT orienta aos usuários que precisarem embarcar/desembarcar no município que se dirijam para a outra Instalação Portuária existente (Itacoatiara – Antigo).