MANAUS – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pediu voto nesta quinta-feira (29) para o Coronel Menezes (Patriota), candidato a Prefeito de Manaus, que não ultrapassa os dois dígitos nas intenções de voto medida pelas mais recentes pesquisas eleitorais.
Durante sua live semanal, o presidente citou todos os candidatos que apoia nestas eleições municipais no Brasil, inclusive seu filho “02”, Carlos Bolsonaro, candidato a vereador no Rio de Janeiro.
“Temos também agora um nome aqui. Eu sou suspeito para falar porque conheço ele há muito tempo, foi meu colega na Academia Militar das Agulhas Negras, o Coronel Menezes, aí por Manaus. Ele tava no comando da (superintendência) Zona Franca de Manaus. A Zona Franca realmente deu um salto de qualidade e faturamento. E vocês bem conhecem, quem é de Manaus, né?, sabe o trabalho que ele desempenhou na Zona Franca de Manaus. Ok, pessoal?”, disse.
“Então, Coronel Menezes 51, uma boa ideia para Manaus. Quem puder colaborar, eu gradeço aí”, finalizou, em referência ao slogan da cachaça 51, “uma boa ideia”.
Assista ao vídeo desta quinta-feira (29):
Foi a segunda vez que Bolsonaro pediu expressamente o voto para Menezes, citando inclusive número eleitoral do ex-Suframa. Anteriormente, ele já tinha confirmado que o coronel reformado do Exército era seu candidato.
Por vários meses antes disso, o presidente vinha sinalizando que apoiaria o candidato do Patriota, mas só fala com mais clareza sobre apoio ao indicado agora, a menos de um mês do primeiro turno.
Bolsonaro havia dito que, apesar do apoio, não terá tempo para fazer campanha.
Menezes, segundo pesquisa Ibope/Rede Amazônica divulgada na quarta-feira (28), tem apenas 5% das intenções de voto.
Além do coronel, pelo menos outros três candidatos a prefeito de Manaus se colocam no espectro “bolsonarista”. O mais exitoso deles em intenções de voto é Capitão Alberto Neto (Republicanos). Deputado federal, ele é vice-líder de Bolsonaro no Congresso e tem explorado a imagem do presidente na sua campanha. Na mesma pesquisa onde Menezes marca 5%, Alberto Neto atinge 9%.
Além de ter o apoio formal do presidente, Coronel Menezes diz que se diferencia dos demais autointitulados “bolsonaristas” por o “DNA de Bolsonaro”. Eles se conhecem há 40 anos.