MANAUS – Após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Amazonas, o prefeito Arthur Neto (PSDB), publicou em suas redes sociais, vídeo onde informa que irá decretar Estado de Emergência em Manaus e antecipar o pagamento da 1ª parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas para o dia 24 de março.
De acordo com Arthur, idosos “são, comprovadamente, mais vulneráveis a essa terrível doença por conta da idade”.
“As primeiras medidas já estão saindo do formo, que é decretar Estado de Emergência, isso vai facilitar, e muito, as nossas tratativas com o Ministério da Saúde, com fornecedores, com o que seja necessário para nos prepararmos efetivamente para essa batalha. A segunda medida é que levando em conta que as pessoas idosas são mais vulneráveis a esse vírus, nós estamos antecipando de julho para março o salário e a primeira parcela do 13º salário”, disse o prefeito em trecho do vídeo.
Prefeito não descarta proibir atos com mais de 100 pessoas
No vídeo, Arthur diz ainda que está, nesse primeiro momento, recomendando que seja evitado a realização de manifestações com aglomerações de pessoas. “Se necessário iremos proibir manifestações públicas com mais de 100 pessoas, porque isso ajuda a transmitir o vírus de uma pessoa para outra. Esse é um fato que precisa ser enfrentado”, declarou o prefeito.