Da Redação |
O vice-governador Tadeu de Souza (Avante) mostrou insatisfação por não ter sido convidado para a leitura da mensagem governamental na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) realizada pelo governador Wilson Lima (UB). O evento, que marca a abertura oficial do ano legislativo, ocorreu no dia 3 deste mês.
Tadeu compareceu nesta segunda-feira, 10, na leitura da Mensagem Governamental na CMM, realizada pelo aliado, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
“Eu vim à Câmara, afinal de contas é um ato simbólico, abertura do trabalho legislativo, leitura da mensagem governamental. Eu sou do partido Avante, o presidente da Câmara (David Reis) é do partido Avante, o prefeito (David Almeida) é do partido Avante. E eu estou aqui muito mais por conta desse simbolismo”, declarou Souza.
“Não participei do evento na Assembleia porque, infelizmente, não fui convidado e imputo isso a uma falha do cerimonial, porque se for deliberado mesmo, a gente está diante de uma explícita incivilidade institucional, um despreparo, inaptidão para quem exerce altas funções de estado”, afirmou.
Cenário
O vice-governador do Amazonas foi o responsável pela construção do plano de governo do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), na disputa pela reeleição em 2024.
Em um acordo com Wilson, nas eleições de 2022, David indicou Tadeu para ser o vice do governador.
Segundo o próprio David, havia a possibilidade do grupo dele e de Wilson seguirem juntos nas eleições de 2024, agora com o governador indicando um nome para vice-prefeito na chapa do prefeito.
No entanto, os dois se afastaram e Wilson optou por lançar uma pré-candidatura de oposição, que foi o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), que terminou a disputa como quarto mais votado.
A decisão de Wilson não interferiu no posicionamento do vice-governador, que segue apoiando e prestigiando o governo do prefeito.