Da Redação |
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), disse nesta segunda-feira (29) que o seu companheiro de chapa na campanha à reeleição será conhecido na quinta-feira (1º).
Se confirmado, o anúncio ocorrerá a 3 dias da convenção partidária do Avante, evento que no calendário eleitoral marca a oficialização das candidaturas a prefeito e vereador.
“Tenho alguns bons nomes. [Estamos] conversando com partidos aliados. Acredito que, a convenção vai ser no sábado (3), muito provavelmente anuncio o vice na quinta-feira (1º), para dar tempo de divulgar. Para dar tempo de fazer material. Mas até quinta-feira tá definido a indicação de um nome de consenso entre os partidos aliados, para que a gente possa registrar candidatura e partir para a eleição propriamente dita”, disse o prefeito em entrevista ao jornal A Crítica Notícia (TV A Crítica).
A escolha de David passa pelo desafio de agradar companheiros do Avante e aliados de outros partidos, que o prefeito precisa manter no palanque para garantir tempo de propaganda eleitoral e financiamento, via fundo eleitoral.
Entre as opções de David, estão nomes como os dos ex-secretários Shádia Fraxe (Saúde), Renato Jr. (Infraestrutura) e William Dias (Casa Militar). Todos foram exonerados no último dia 5 de junho, com o objetivo de ficarem aptos para uma eventual participação nas eleições.
A questão é que essa decisão também passa por fortes aliados que David quer levar para o seu palanque, os senadores Eduardo Braga e Omar Aziz. Os dois comandam no Amazonas o MDB e o PSD, respectivamente.
Em entrevista à jornalista Any Margareth, do site Radar Amazônico, no último dia 19, Omar Aziz indicou que ainda não havia um consenso entre ele e David sobre as eleições de outubro.
“A questão de apoiar o David ou não, isso aí nós estamos conversando. Não é uma coisa que você está decidindo: ‘Ah, vou apoiar’. Não. Nós temos muita conversa pela frente”, declarou o senador.
Tanto o MDB quanto o PSD têm quadros e importância política para pleitear a indicação de um vice de David.