MANAUS – O vereador Elias Emanuel (PSDB) anunciou, nesta segunda-feira (16), que vai indicar à Prefeitura de Manaus que os ônibus do transporte coletivo disponibilizem álcool em gel para usuários desinfetarem as mãos em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Segundo Elias, cerca de 1.150 ônibus circulam diariamente em Manaus. São em média 200 mil passageiros por dia.
Na sessão, o vereador também sugeriu que as comissões de Saúde e Transportes da Câmara Municipal de Manaus (CMM) façam fiscalizações sobre a higienização dos veículos do sistema. Ele sugeriu que a higienização seja feita ao fim de cada viagem dos ônibus e que a Vigilância Sanitária de Manaus faça a verificação.
“Imagino que a gente deveria montar aqui um esforço concentrado da Comissão de Transportes e de Saúde para exigir medidas mais eficazes na higienização do transporte coletivo, que é local de concentração (de pessoas). Parece que vai ficar mais caro, mas essas medidas preventivas, elas haverão de baratear lá no sistema de saúde”, disse Elias.
Já a vereadora Mirtes Salles (PL) ressaltou que o álcool em gel está em falta nas drogarias da cidade. A parlamentar disse que fará uma indicação ao prefeito Arthur Neto (PSDB) que o Município faça a aquisição do produto para distribuir às pessoas mais carentes.
Mirtes disse que não sabe como deve ser feita a distribuição, mas afirmou que deve ser feita. Segundo a vereadora, há uma fábrica do produto em Manaus, o que facilitaria a aquisição.
O vereador Bessa (Solidariedade) informou que vai subscrever a indicação. Ele sugeriu que Mirtes acrescente à indicação a aquisição de máscaras para servidores do Município, principalmente para aqueles que fazem atendimento ao público. Segundo ele, a medida deve se estender aos motoristas e cobradores do transporte coletivo, além dos atendentes Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) .
O vereador Wallace Oliveira (sem partido) alertou sobre a possibilidade de abusos nos preços dos insumos de saúde e pediu fiscalização dos órgãos de defesa do consumidor.
Fiscalização nas drogarias
Em fiscalização realizada no sábado (14), o Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) e a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/ALE-AM) constataram que não havia máscaras e álcool em gel nos estoques das redes visitadas. No entanto, os órgãos informaram que os preços estavam dentro da normalidade praticada pelo mercado antes da pandemia.
Situação no Amazonas
Na sexta-feira (13) foi confirmado o primeiro caso do novo coronavírus no Amazonas. Trata-se de uma mulher de 39 anos, com histórico de viagem recente para Londres (Inglaterra).
O Amazonas registrou até então 15 casos notificados com suspeita de Covid-19. Além do primeiro caso confirmado, o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) liberou o resultado de outros dois negativos para Covid-19, um de Manaus e um de Parintins. Nesta última atualização de dados, o Amazonas passou a ter 15 casos notificados como suspeitos de Covid-19, sendo 10 descartados, 1 confirmado e 4 em investigação. Todos os casos suspeitos são residentes na cidade de Manaus, com histórico de viagem recente para o exterior.
Foto: Karla Vieira/Semcom – 06-02-17