MANAUS – Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram, nesta segunda-feira (17), o Projeto de Resolução alterando o artigo 198, do Regimento Interno da Casa, que reduz de três para um minuto o tempo que cada parlamentar tem para encaminhar a votação de matérias durante a Ordem do Dia, sem ultrapassar o tempo de cinco minutos por legenda partidária.
De acordo com o autor da proposta, vereador Felipe Souza (PHS), a redução de tempo na fase de encaminhamento de votação não trará prejuízo ao processo de discussão das matérias, muito menos limitar a discussão dos vereadores, o que ocorre em etapa anterior, quando os parlamentares dispõem de três minutos para se posicionar durante os debates.
O parlamentar lembra que na fase de encaminhamentos das matérias para a votação, apenas os líderes e vice-líderes das bancadas se manifestam, reiterando os posicionamentos já manifestados durante a fase de discussão.
“É algo bem simples, e em um minuto o vereador líder consegue encaminhar a matéria à votação. O que ocorria antes da regulamentação é que alguns vereadores usavam este tempo para discutir novamente a matéria”, justificou.