MANAUS – Após 24 horas de tramitação, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou na sessão desta quarta-feira (11) a liberação para a prefeitura emprestar até R$ 300 milhões do Banco do Brasil para executar obras do Projeto de Requalificação Urbana e Viária III (Requalifica). Agora, a matéria segue para a sanção do prefeito Arthur Neto (PSDB).
O projeto de lei 036/2020 foi deliberado no dia anterior, quando, após uma hora de debates, foi aprovado o pedido para tramitar em regime de urgência. “O que aprovamos aqui foi apenas uma autorização, agora a prefeitura vai atrás dos investimentos necessários para a execução das obras”, declarou o presidente da CMM, Joelson Silva (PSDB).
Durante a sessão, Joelson sugeriu que as obras bancadas com o empréstimo, além das vias principais da cidade, alcancem também as ruas “secundárias” da capital amazonense.
“Quando realizarem as obras dos corredores viários dos bairros, seria importante também fazer esse trabalho nas vias secundárias. Isso resolveria 60% dos problemas das ruas da cidade de Manaus”, disse, em uma crítica sutil ao trabalho da prefeitura.
Restam a Arthur nove meses de mandato – ele não pode mais disputar reeleição. Conforme o ESTADO POLÍTICO detalhou, o pagamento da dívida será feito ao longo de 10 anos.
Entre as obras elencadas na Mensagem Governamental sobre o PL que serão executadas com o dinheiro do novo empréstimo, o prefeito citou: reforma dos terminais T3, T4 e T5; construção do terminal T6; construção de viadutos nas avenidas ‘Das Torres’ e Ephigênio Salles; reforma na Ponte do Educandos (já iniciada); construção de nove creches; construção de duas UBS; entre outras coisas.