MANAUS – Com voto contrário do vereador Rodrigo Guedes (Republicanos), a CMM (Câmara Municipal de Manaus) aprovou nesta segunda-feira, 19, o Projeto de Resolução nº 005/2022, que cria a Medalha Leo Blair Halliwell, que homenageia pessoas com destaque na área humanitária.
Com isso, a Casa Legislativa passa a ter 29 honrarias. O projeto é de autoria do vereador Professor Samuel.
Na justificativa da proposta, o parlamentar diz que Leo Blair Halliwell, natural de Odessa, no Nebraska, que pertence aos Estados Unidos, foi um missionário de destaque no Brasil, em especial, na região amazônica.
Ao declarar o voto contrário ao projeto, o vereador Rodrigo Guedes disse que a criação de uma nova medalha reforça críticas da população a esse gênero de projeto.
“Aqui não deixo nenhum demérito a pessoa que está homenageada, que é o Leo Blair Halliwell, que foi um missionário nos EUA e obviamente deve ter uma história importante e bonita, mas a sociedade tem uma crítica muito forte sobre a quantidade de homenagens no parlamento municipal e estadual. Não faço aqui demérito a nenhum vereador ou deputado, mas a sociedade critica muito a quantidade excessiva de homenagens nos parlamentos. Então, certamente a intenção do vereador (Samuel) é importante, assim como o homenageado, mas criar mais uma medalha, eu particularmente tenho ressalvas e não apoio.