MANAUS – Durante a sessão desta segunda-feira (16) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Wallace Oliveira anunciou sua desfiliação do partido Podemos. “A partir deste momento, estamos sem partido”, comunicou o parlamentar, que é secretário-geral da Mesa de Diretora da Casa.
A janela partidária para troca de partidos foi aberta no dia 5 desse mês e segue até o dia 3 de abril.
Pelo calendário eleitoral, elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pela organização das eleições, o prazo é considerado a justa causa necessária para a mudança partidária dos detentores do cargo de vereador que queiram concorrer às eleições majoritárias (prefeitura) ou proporcionais (reeleição).
Com sete vereadores, o Podemos (antigo PTN) tinha a maior bancada na Casa até então e deve ter também o maior número de baixas. O partido já sinalizou que deve marchar ao lado de Amazonino Mendes, ou até mesmo abrigar o ex-governador.
A sigla herdou os parlamentares do extinto Partido Humanista Social (PHS), mas três já tinham deixado o partido e outros tantos já anunciaram que vão trocar de legenda.
O líder do prefeito, Marcel Alexandre, é um dos que vão deixar o partido. Ao ESTADO POLÍTICO, ele disse que espera uma definição do grupo político que orbita Arthur Neto (PSDB) para tomar uma decisão.
+Comentadas 1