MANAUS – O vereador João Carlos (Republicanos), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), quer que o prefeito David Almeida (Avante), amplie o passe livre para cerca de 3.200 estudantes do Instituto Federal do Amazonas (Ifam). Para isso, o parlamentar apresentou no dia 11 deste mês, uma Indicação ao chefe do Executivo Municipal.
“Estamos na base (do prefeito David Almeida), porém precisamos sempre ouvir e procurar atender a população de Manaus, jamais subservientes, inclusive fazendo indicações que demonstram um olhar mais detalhado de algumas situações proporcionando velocidade nas possíveis soluções”, disse o parlamentar ao ESTADO POLÍTICO.
Segundo o parlamentar, a Indicação “tem como finalidade ressaltar a importância da contemplação de cerca de 3.200 alunos do ensino médio técnico do Instituto Federal do Amazonas – IFAM, a qual 90% desses discentes são considerados baixa renda, portanto, têm os requisitos necessários para também serem beneficiados com esta política pública de fundamental relevância para o município de Manaus”.
João Carlos avalia ainda que a pandemia do novo coronavírus contribuiu para dificultar o acesso ao transporte coletivo e “devido a situação de vulnerabilidade econômica da maioria dos acadêmicos do instituto, se faz necessário que o município garanta que jovem consiga se locomover para o instituto”.
O decreto n° 5.239, que regulamenta o Passe Livre Estudantil contempla a gratuidade aos estudantes da educação infantil, ensino fundamental e médio das redes públicas de ensino municipal e estadual.
A instituição do passe livre para estudantes de escolas da prefeitura e do Governo do Estado foi possível depois da assinatura de um convênio no dia 21 de dezembro de 2021, entre o governador Wilson Lima (PSC) e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). O benefício começou a ser concedido em 14 de fevereiro deste ano.
A indicação apresentada pelo vereador João Carlos já foi aprovada em plenário e está apta para ser encaminhada pela Casa Legislativa ao chefe do Executivo Municipal.
Abaixo, a Indicação apresentada pelo vereador: