Por Janaína Andrade|
MANAUS – Enquanto Manaus está em situação de emergência devido a estiagem histórica, o vereador Roberto Sabino (Podemos) priorizou nesta segunda-feira, 16, apresentar um Projeto de Lei que proíbe a veiculação de imagens religiosas em desfiles de carnaval na capital amazonense.
Em quatro linhas, o parlamentar justificou a propositura. “É de conhecimento de todos que o Carnaval, além de ser uma festa tradicional e festiva, também é cultura que valoriza a criatividade da população, no entanto, o evento não tem relação nenhuma com a religião, por isso a apresentação do projeto de Lei para que sejam separados os momentos de lazer com a devoção religiosa”, resumiu Sabino.
De acordo com o projeto, entende-se como como imagens religiosas “(…) imagens ilustrativas de Deus, de Jesus, dos Santos e outros mártires e do crucifixo”.
Caso aprovada pela CMM (Câmara Municipal de Manaus), o projeto estabelece que “a agremiação ou bloco carnavalesco que descumprir a presente lei,
além das sanções judiciais cabíveis, ficará suspenso de desfilar no Carnaval do ano seguinte”.
Pela defesa de pautas como essa na CMM, Roberto Sabino recebe uma remuneração de R$18,9 mil (valor bruto). E mais R$ 33.085,85 mil de Ceap (Cota para Exercício da Atividade Parlamentar).