MANAUS – O vereador Elan Alencar (Pros) apresentou um projeto de lei para instituir o termo “manauara” para quem nasce ou aquilo que tem origem em Manaus. Atualmente há duas formas aceitas. Além de manauara, também é aceito o gentílico “manauense”, embora seja menos usado.
A diferença é estilística. O sufixo de manauara, “ara”, é herança da língua tupi “wara” (que significa “o que veio de”), enquanto “ense” tem origem na língua portuguesa.
Mas, o vereador revelou que leva a questão a sério. Na justificativa do projeto, Elan disse considerar o tema “de grande interesse público e social”. O parlamentar escolheu que “manauara” deve prevalecer e ser a única forma aceita (ele não usa o argumento de reafirmação da identidade indígena).
Elan afirma que o tema levanta polêmica há anos nas redes sociais. “Dificilmente vamos encontrar, se fizermos uma nova pesquisa, uma pessoa que queira ser reconhecida como manauense, mas sim, como verdadeiro MANAUARA, nascido ou próprio da cidade de Manaus”, diz o vereador na justificativa do projeto.
A proposta, diz ele, “visa assegurar uma correção” e não simplesmente diferenciar um adjetivo do outro.
O PL 136/2021 deu entrada na Diretoria Legislativa (DL) no último dia 9 e ainda será deliberado pelo Plenário, antes de ser enviado às comissões técnicas.
Foto: Ricardo Oliveira/Semcom – 27 de abril de 2017
+Comentadas 1