MANAUS – O vereador Dione Carvalho (Patriota) reproduziu na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (14), uma história de rapto de crianças na cidade, que em declarações à imprensa, a polícia já afirmou no passado ser narrativa corriqueira de “fake news”.
Trata-se da história de pessoas em um carro preto raptando crianças perto de escolas. Sem citar nomes e nenhuma fonte oficial, o parlamentar disse que ouviu a história de mães que procuraram seu gabinete.
“As informações que eu tenho é que tem duas mulheres, em um carro preto, que ficam sequestrando crianças perto das escolas”, disse o vereador.
O parlamentar ocupou a tribuna por 40 minutos ao tratar sobre o assunto, sendo aparteado por colegas que também manifestaram preocupação com crianças aliciadas para pedir dinheiro na rua.
“Parabenizar você, vereador Dione, pelo tema abordado. Além de nós agora termos que combater as crianças nos sinais, nós vamos ter também que combater essa questão dos sequestros”, comentou o vereador Ivo Neto (Patriota).
Ano passado, ao falar de notícia com o mesmo conteúdo, a delegada Joyce Coelho, da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente, disse que a “história do carro preto” é uma das mais ouvidas pelos policiais, sem nunca ser comprovada.
“Para quem trabalha em delegacia de polícia especializada, que escuta bastante relato de desaparecimento e de fuga, sempre a história que chega é o carro preto, então não é pra criar pânico com relação à isso”, disse a delegada à época.
PC-AM desconhece história
A reportagem enviou questionamentos à Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) sobre a história propagada pelo vereador.
Em resposta, a assessoria da PC-AM disse que não tem registros do que o vereador tratou na tribuna.
A assessoria ressaltou que denúncia sobre crimes deve ser comunicada à polícia.
A reposta da PC-AM:
Em atenção à sua demanda, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), informa que não consta registro sobre a referida história propagada pelo vereador.
Ademais, a instituição orienta que a imprensa busque, junto ao parlamentar, informações sobre o caso e deixa o alerta que denúncias acerca de crimes devem ser feitas na Delegacia específica .
Denúncia contra policiais sem prova
Em agosto, o vereador denunciou na CMM uma suposta “milícia” formada por policiais que estariam organizando ocupação ilegal de terras.
Na ocasião, Dione Carvalho prometeu exibir um vídeo no dia seguinte mostrando os policiais e comprovando o crime.
Durante a sessão do dia 24 de agosto, o parlamentar reproduziu um vídeo de cerca de 3 minutos, que não identificava crime nem policial.