MANAUS – O vereador Raiff Matos (DC) recolheu livros em um depósito da Semed (Secretaria Municipal de Educação de Manaus) para avaliar se o material possui conteúdo que promova “doutrinação” dos alunos.
A informação foi divulgada nesta segunda-feira (23) pelo próprio parlamentar, na tribuna da CMM. Segundo ele, é preciso “que as famílias se sintam seguras sobre o que é ensinado aos filhos, que não deve ir contra a cultura familiar”.
Eleitor de Jair Bolsonaro, o parlamentar faz parte da bancada evangélica na CMM. Nos seus discursos, Raiff se intitula defensor da família.
Raiff informou que esteve no galpão da Semed na última sexta-feira (20). Segundo ele, os livros serão analisados por pedagogos que trabalham no gabinete dele.
“Recolhi amostras de todo o material para uma análise profunda do conteúdo. A minha intenção é justamente verificar se há conteúdo divergente do autorizado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e também se não há uma possível doutrinação. Em minha equipe tem alguns pedagogos que estão analisando todo esse material didático e paradidático, para que a gente possa dar mais segurança. É importante que as famílias se sintam seguras sobre o que é ensinado aos filhos, que não deve ir contra a cultura familiar. Vivemos em tempos difíceis. A escola precisa cada vez mais ser aliada das famílias. Vou continuar minha missão de proteger as famílias com meu mandato e proteger as nossas crianças”, discursou Raiff.
O vereador é autor de um projeto defendendo que a Prefeitura de Manaus autorize que as famílias possam optar por não enviar seus filhos à escola, permitindo que as crianças recebam instrução formal em casa, seja pelo pais ou professores contratados por eles.
O projeto foi vetado pelo prefeito David Almeida (Avante).
Foto: Robervaldo Rocha/CMM
+Comentadas 1