As vendas do comércio varejista do Amazonas cresceram 1,8% em outubro, após apresentar queda de 2,1%, em setembro. Nos meses anteriores, desde maio, as vendas do comércio apresentavam taxa positiva, no Estado. O resultado mostra que apesar da desaceleração em setembro, as variações do comércio no Amazonas tendem a subir de patamar.
As informações são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com a variação de 1,8% em outubro, o patamar do comércio varejista amazonense, que atingiu nível recorde em julho (37,5%) e, em seguida, enfrentou desaceleração, encontra-se num patamar pouco acima do que estava antes das paralisações em razão da pandemia da Covid-19.
Em outubro, as vendas do varejo no país também cresceram frente a setembro (0,9%), e alcançaram a quinta taxa positiva consecutiva e a maior para um mês de outubro desde 2012 (9,2%).
Volume de vendas
Se na comparação de outubro de 2020 com o mês anterior, o volume de vendas cresceu 1,8%; na comparação com outubro de 2019, o setor atingiu 15,4% de crescimento. Já no acumulado no ano (janeiro a outubro de 2020), o setor acelerou 6,8%, se comparado ao mesmo período do ano anterior; e no acumulado dos últimos doze meses, o indicador alcançou 7,3%, no Estado.
+Comentadas 1