MANAUS – A startup In Loco criou um Índice de Isolamento Social que permite medir o quanto a população está aderindo às recomendações das autoridades de saúde para permanecer em casa como medida para barrar a disseminação do novo coronavírus.
No monitoramento, o Amazonas aparece como o 7º estado que mais respeita o isolamento, mas apenas com 50,4% de adesão. A empresa ressalta que a amostra monitorada não representa a totalidade da população dos estados.
Segundo a empresa, o monitoramento é possível graças a empresas proprietárias de aplicativos que compartilham com ela as informações de localização das pessoas que têm as ferramentas baixadas em seus celulares.
A In Loco garante que não têm acesso a nenhuma outra informação pessoal das pessoas, e que após a pandemia todos os dados de localização serão deletados.
“Nosso papel na luta contra a COVID-19 é prover inteligência para conter o avanço da doença sem a necessidade de uma política de vigilância. Quando a situação de emergência acabar, os dados coletados para esse fim serão deletados”, diz a empresa em seu site.
O mapa mostra o percentual, por estado, da população que está respeitando a recomendação de isolamento. Para a In Loco, com os dados as autoridades podem direcionar recursos de saúde, segurança e comunicação.
+Comentadas 2