MANAUS – A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) chega nesta quinta (9), em Manaus, para continuar as negociações em torno da sua candidatura à reeleição numa coligação com PT e o PSB. Da tribuna do Senado, a parlamentar anunciou que teve “uma excelente reunião” com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.
“Então, eu agradeço ao presidente do PSB. Estou indo a Manaus agora, e continuaremos as tratativas lá”, disse a senadora, para quem sua candidatura só tem a somar numa coligação, levando em conta a sua posição entre as primeiras colocações nas pesquisas eleitorais.
Num aparte, a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, voltou a afirmar que Grazziotin é a candidata do PT a senadora do Amazonas. “Já tínhamos esse compromisso há muito tempo, pela sua postura, dedicação, coragem que tem aqui. Nós não temos outra candidatura no Amazonas para Senado. E eu espero sinceramente que hoje a gente resolva essa situação. O PT já está com tudo encaminhado”, disse.
O senador Lindbergh Farias lembrou que a parlamentar fez um mandato “extraordinário”, de defesa do povo trabalhador. “Eu nunca vou me esquecer daquela votação da reforma trabalhista. Aquilo foi um divisor de águas, e a senhoras ali, ocupando essa mesa. Eu hoje, quando encontro pessoas nas ruas, senadora Vanessa, as pessoas dizem sabe o quê? ´Olha, eu fui demitido e fui recontratado por um salário mais baixo. Terceirização. Eu não estou recebendo hora extra´.
“Quero dizer da minha satisfação na garantia da sua legenda e tempo de televisão para a renovação do seu mandato. A importância da sua presença para o Brasil e para o Amazonas é incontestável, e é uma satisfação enorme de praticamente todos os senadores desta Casa que reconhecem o valor e a importância do seu trabalho”, aparteou também o senador Roberto Requião (MDB-PR).
Aliança PSB-PT é “indissolúvel”, diz Sinésio
No final da manhã desta quinta-feira, o presidente estadual do PT no Amazonas, deputado estadual Sinésio Campos, afirmou que a aliança da sigla com o PSB é “indissolúvel”. O político negou que seja verdade rumores de que o PT nacional estaria inclinado em recuar da aliança PT-PSB no Amazonas por conta da falta de apoio dos dois partidos à candidatura à reeleição da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB).
Ele ressaltou que a comunista terá o apoio dos petistas, mas, oficialmente, não entra na chapa. “A Vanessa será a candidata que o PT está apoiando no Amazonas. Mas, porém, entretanto, todavia, não pode participar de forma legal desta coligação”, afirmou Sinésio.
O PT participa na chapa do candidato a governador pelo PSB, David Almeida, com o advogado Jorge Guimarães para vice.