MANAUS – A ex-senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B, afirmou no discurso de lançamento de sua pré-candidatura a deputada federal, no sábado, 30, que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), quer acabar com o “ganha pão” de quem vive em Manaus, em referência aos decretos presidenciais que ameaçam a Zona Franca de Manaus.
O primeiro decreto, zera a alíquota sobre Produtos Industrializados (IPI) relativa aos extratos de concentrados para elaboração de refrigerantes. O segundo, amplia o corte linear nas alíquotas do IPI de 25% para 35%.
“Nunca eu vi a Zona Franca sofrer tanto ataque como hoje em dia. Bolsonaro está acabando com o ganha pão de quem está na fábrica, de quem vive em Manaus e mora no interior. Precisamos nos unir e resistir”, enfatizou.
Em 33 anos de vida pública, desde quando foi vereadora, em 1988, até permanecer no Senado até 2018, Vanessa disse que esse é o pior cenário já enfrentado pela Zona Franca de Manaus.
Vanessa Grazziotin, avaliou que o país vive outro ambiente daquele que ajudou a eleger Bolsonaro em 2018. “Diferente deles que tem ódio e a raiva, vamos enfrentá-los com amor e solidariedade ao nosso povo”, disse a ex-senadora.
O evento de lançamento da pré-candidatura de Vanessa foi realizado no Atlético Rio Negro Clube. Participaram do encontro prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, lideranças populares e sindicais, artistas, representantes de movimentos sociais e pré-candidatos à deputados estaduais pelo PCdoB.