MANAUS – O deputado federal Capitão Alberto Neto (PRB-AM) reagiu à operação de busca e apreensão da Polícia Federal contra o cantor Sérgio Reis e o deputado bolsonarista Otoni de Paula (PSC-RJ), deflagrada nesta sexta-feira (20). A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do inquérito contra atos antidemocráticos.
No Twitter, Alberto Neto disse que Sérgio Reis, “nosso artista”, “está fazendo uma mobilização nacional para o 07 de setembro”. O deputado pelo Amazonas disse que a operação desta sexta é: “Uma tirania jamais vista em nosso país, por um único ministro!”.
“O objetivo das medidas é apurar o eventual cometimento do crime de incitar a população, através das redes sociais, a praticar atos violentos e ameaçadores contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições, bem como contra os membros dos Poderes”, afirmou a PF, em nota.
Após o vazamento de um áudio em que Sérgio Reis defende a paralisação de caminhoneiros para pressionar o Senado a afastar ministros do STF, subprocuradores-gerais pediram à Procuradoria da República, no Distrito Federal, a abertura de investigação a respeito do caso.
Em entrevista ao jornal O Globo, o artista disse se arrepender de ter mandado o áudio para um amigo.
Otoni, por sua vez, foi denunciado pela PGR ao STF em julho de 2020 pelos supostos crimes de difamação, injúria e coação em vídeos com ataques e ofensas a Alexandre de Moraes. No mês seguinte, a Justiça de São Paulo determinou a exclusão das postagens.