MANAUS – Setenta e um médicos tiveram sua formatura antecipada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e colaram grau nesta segunda-feira (20).
Os novos profissionais ajudarão a reforçar os quadros da saúde no Estado durante o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).
Além desses profissionais, a universidade já realizou, desde a última sexta-feira (17), a formatura de 16 acadêmicos de Farmácia e 17 de Enfermagem.
Os médicos, enfermeiros e farmacêuticos recém-formados serão absorvidos pela rede pública e ficarão à disposição das secretarias estadual e municipal de Saúde (Susam e Semsa-Manaus) por 180 dias, conforme a Resolução nº 07/2020 da UEA. Após esse período, os alunos poderão acrescentar o tempo de experiência ao histórico escolar.
Norma federal
A antecipação das formaturas foi possível graças à Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020, que autorizou as Instituições de Ensino Superior a abreviar a duração dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia, excepcionalmente para enfrentamento da pandemia de Covid-19.
O requisito é que o estudante tenha cumprido a carga horária mínima de 75% do estágio curricular obrigatório ou do internato.